[Experiência] – PHP Conference Brasil 2013

1479456_660672393953696_1211092842_n Recentemente tive a oportunidade de viajar para o mega evento de PHP, o famoso PHP Conference Brasil. Foi uma viagem meio aventureira, mas que no final correu tranquilamente bem. Sempre ouvi que momentos singulares acontecem em cada encontro. Sabemos que tais eventos sempre proporcionam muita bagagem vinda das palestras, do networking e das novidades que rodam o local, quer na Conference, quer em qualquer outro evento por isso a vontade de estar lá era tremenda.

Minha viagem até São Paulo foi tranquila, conheci bastante a cidade e pude vê-la de perto, tendo por guia meu brother Ricardo Coelho, veterano na cidade e nos eventos Brasil afora e também minha cunhada que me aturou uns dias por lá :D! E aliás, Ricardo hoje é o embaixador do PHP Maranhão pro mundo! 😀

Na sexta, primeiro dia de palestras e segundo de evento, pois na quinta ou no primeiro dia sempre acontecem os cursos “Mão na massa” para os usuários Gold, começamos o dia na correria até chegarmos em Osasco, mais especificamente no Centro Universitário FIEO. De São Paulo (capital) até Osasco não é relativamente longe mas tivemos que pegar dois metrôs e um trem até nosso destino.

O credenciamento no evento foi tranquilo e rápido. De cara não pude encontrar conhecidos ali mas poder estar no local do evento me proporcionou uma sensação jamais sentida antes, afinal, um evento tão aclamado por muitos, o sentimento não deveria ser outro que não o de felicidade e realização de um sonho. Os primeiros momentos do evento foram de intensa euforia e emoção, da minha parte, claro! Tivemos os momentos solenes, onde nosso brother e diretor do evento, Er Galvão Abott apresentou todos os responsáveis e envolvidos, que juntos proporcionaram a 8ª edição da Conference. Entre eles:1469761_660669800620622_1799908950_n

  • A galera da JetBrains (Possuem diversos produtos para desenvolvimento de software, entre eles o PHP Storm);
  • O Mariano, representando a Conferência irmã, PHP Conference Argentina  e  Workana;
  •  Joe Stagner, Director of Developer Strategy na Zend;
  • Tivemos também o representante do PHP Bahia, que foram os organizadores do conteúdo desta edição;
  • A 4Linux, empresa de Consultoria e Cursos, que também estava representada na bancada; e
  • A coordenadora dos cursos que envolvem Desenvolvimento de Software da UNIFIEO.

Logo após as solenidades e dando um ponta-pé inicial nas atividades da conference, tivemos nosso amigo Elton Minetto, como Keynote Speaker do primeiro dia, falando e falando bem sobre DevOps. A palestra foi empolgante e serviu para tirar a dúvida de muitos a respeito deste tema super falado nos últimos meses.

Durante todo o dia a bateria de palestras foi intensa, muitos assuntos interessantes e que geravam uma grande dúvida: “Onde vou ficar?! Qual assunto assistir!? rsrsrsr”.

1476078_660671240620478_2111576623_nTentamos cobrir quase todas as palestras, pelo menos com uma ‘fotinha’ para mandar pro pessoal que acompanha nossos canais nas redes sociais. No fim do dia, o saldo e a bagagem adquiridas durante o evento podia ser notado na face de todos. O momento mais aguardado, creio que até mais que as palestras (hehehehe), sem dúvida nenhuma é o encontro denominado de PHPinga. Que aconteceu próximo ao local do evento, no Shopping União. Mais um momento para descontração, troca de idéias e muita bebedeira  (Por parte daqueles que bebem, claro!) kkkkkk.

Infelizmente não pudemos acompanhar o segundo dia, mas o que dizer dos momentos  ali passados. Com certeza só aumentou mais a vontade de sempre estar nesses eventos e nunca mais perder nenhum. Tive outros momentos legais durante o dia, dentre os quais:

  1. Pude conhecer pessoalmente alguns gurus da comunidade PHP e rever alguns que já conhecia;
  2. Pude conhecer também a galera da comunidade Rumo a Certificação PHP em especial, o bro Ari S. Júnior, o cara que fomenta conteúdo nesta comunidade! Nossa ideia era juntar o pessoal que participa da lista, mas como ele mesmo disse, “foi difícil sincronizar todo mundo”. Mas Ari, quem sabe na próxima! rsrsrsr;1471255_660669257287343_854584242_n
  3. Na quinta a noite, voltando um pouco, tivemos uma reunião com os representantes da Zend, Ana Maria e Joe Stagner, pudemos expor os interesses e trabalhos das comunidades ali representadas. Momento único e que me serviu pra mostrar o quanto devo me focar mais no inglês para um melhor entendimento e diálogo com os gringos, :D.

Conclusão: a única coisa que digo e acho que todos os nossos conterrâneos que já participaram de um Conference vão dizer, tentem sempre acompanhar um evento desses ou até mesmo, se os recursos não permitirem, tentem pelo menos participar do networking que todos os meses promovemos localmente. Precisamos colher os interesses de todos para formamos um grupo cada vez melhor e através daqueles que podem participar dos eventos fora do estado, levarmos o PHP Maranhão cada vez mais adiante e assim conseguirmos recursos para quem sabe investirmos na comunidade como um todo!

Bom esse foi uma relato bem pessoal, espero que dê para atiçar a vossa curiosidade e sempre que possível instigar em você, Developer, a vontade de sempre participar desses encontros e assim buscarmos sempre uma comunidade melhor!

Um abraço e até a próxima! No próximo post sobre a conference (Não, não acaba neste), vou abordar um pouco das palestras que assisti e falar um pouco dos que representavam o Maranhão ali!  😀

Algumas fotos podem ser vistas na página oficial do nosso grupo: fb.me/DevsWebMaranhao

Be Sociable, Share!

Deixe uma resposta