[Get Started] – Zend Framework 2

Introdução

zf-2

Bom olá pessoal! Quanto tempo né!? Rsrsrsrsrs, estamos voltando com esta pequena série de posts, agora, sobre Zend Framework 2. Nesta série denominada de ‘Get Started’, idem ao Get Started do manual do ZF2, iremos mostrar uma pequena aplicação de iniciação com esse poderoso framework.

Basicamente traremos aqui a tradução do Get Started criado no Docs do framework, veja aqui.

Precisaremos neste tutorial dos seguintes itens:

  • Composer;
  • Git;

Primeiramente iremos pegar o Skeleton oferecido para iniciação no Framework, para isto precisaremos do Git para clonarmos o mesmo, veja abaixo:

Acesse a pasta desejada para baixar o skeleton da aplicação e execute o seguinte comando:

Após clonado iremos baixar as dependências da aplicação através do composer, acessando a pasta da aplicação clonada agora a pouco através do git, execute os seguintes comandos no seu terminal:

Ao fim da instalação das dependências pelo composer devemos seguir mais um passo para que nossa Skeleton Application esteja pronta para podermos roda-la em nosso server. O próximo passo será criar uma Virtual Host para nossa aplicação, veja abaixo:

Acima temos o exemplo de configuração do virtual host no get started do site, veja como utilizar em seu sistema operacional, abaixo temos alguns links para te ajudar

Não sabe como trabalhar com Virtual Hosts, Composer e nem Git?? Veja os links abaixo:

Como configurado em seu virtual hosts, acesse agora o seguinte endereço em seu navegador, não esqueça de ativar seu apache ou outro servidor utilizado por você!

Se tudo foi configurado corretamente, teremos esta página sendo exibida:
zf-2
Basicamente este é nosso primeiro post.
No próximo post começaremos de fato a trabalhar com o framework, espero que tenham gostado!
Deixe sua dica, sugestão, dúvida e critica para que possamos sempre oferecer melhorias em nosso conteúdo! Até a próxima!

Repositório com os exemplos

Be Sociable, Share!

5 ideias sobre “[Get Started] – Zend Framework 2

  1. Vou acompanhar essa serie… estou codando com o Laravel agora …. mas ver como funciona o Zend vai ser uma boa!!
    Valew pela iniciativa.

  2. Salve Nando!

    Obrigado pela menção no artigo, estes artigos com conhecimentos básicos ajudam muitos a iniciarem no desenvolvimento, se bem explicados ajudam o próprio mercado a crescer e se desenvolver!

    Abraço!

  3. Pingback: [Get Started] – Zend Framework 2 | willianmano.com/phpmaranhao

Deixe uma resposta